Noticias 2017 2018

Print

7 de julho - Encontro/Convívio de Finalistas do Pré-Escolar

 

No passado sábado, 7 de julho, realizou-se no Instituto S. José o Encontro de Finalistas do Pré-Escolar dirigido às salas 5A e 5B. As Famílias foram envolvidas mesmo antes do encontro, ao integrarem as equipas que ajudaram na organização do dia – leitores, decoração, preparação de alimentos e arrumação.

Chegado o dia tão especial para as nossas crianças, reunimo-nos na Capela do Instituto para a celebração Eucarística. Esta celebração terminou com a bênção e entrega dos livros e diplomas que representam a passagem de cada criança na nossa Instituição. Seguiu-se uma surpresa dinamizada no espaço exterior, para a qual as famílias foram convidadas a participar.

Desfrutamos do tempo maravilhoso deste dia, do contato com a Natureza, do lanche convívio e da união entre salas e familiares. O nosso dia culminou com uma largada de balões, um momento de grande emoção, marcado pela sua própria simbologia e com o desejo de cada um de nós para a nova etapa que se avizinha.

Aos nossos FINALISTAS do PRÉ-ESCOLAR só podemos desejar o melhor… sejam felizes!

 final 1
 final 2

Feira de São João

“De nós para os outros … no Verão” – Feira de S. João

Com o apoio de todos os colaboradores do Instituto de São José, realizou-se na semana de 18 a 22 de junho, a Feira de São João, “de Nós para os Outros… no Verão”.

O principal objetivo desta feira passa por promover a solidariedade de forma a apoiar as famílias de outros países em situação concreta de pobreza.

Esta iniciativa reverteu a favor das crianças que frequentam a escola das Irmãs Doroteias nas Filipinas-Quezon City.

O valor angariado foi de 568,20€. No São João vamos ajudar, quem mais precisar e JUNTOS fazemos a diferença!

Obrigada por contribuírem para o sucesso desta campanha.

 

sjoao


Passeio Fim de Ano do Jardim de Infância

21 de junho de 2018

O dia do nosso passeio chegou e cheios de energia, alegria e entusiasmo partimos para o nosso destino, o Lugar dos Afetos.

É, sem dúvida, um espaço mágico e transmissor de tranquilidade e paz. A forma como as casas estão dispostas, as cores que utilizaram, os caminhos que nos relembram o céu, os jardins e os recantos muito especiais, proporcionaram uma descoberta, emoção a emoção, para chegar ao coração de si próprio e dos outros. As salas dos 3, 4 e 5 anos realizaram uma dinâmica relacionada com os Afetos, com os “sentires”, tal como a nossa estrela-guia nos explicou, “é uma forma de cultivar os sentimentos/emoções e levar-nos, pelo caminho dos Afetos, à Chave da Felicidade”. Depois do almoço, fizemos uma visita guiada pelo caminho dos afetos, entramos em algumas casas, compreendemos o afeto relacionado com as mesmas, conhecemos os jardins e fomos sensibilizados para a importância da amizade e dos afetos que nutrimos uns pelos outros.

Chegada a hora de regressar, trouxemos connosco todos os bons sentimentos, todas as boas emoções deste espaço que Graça Gonçalves (mentora e autora do projeto) pretendeu transmitir a todos nós, independentemente da nossa idade.

 

 

afetos


Convívio Final de Ano – Creche

No dia 12 de junho realizou-se o convívio anual de final de ano da Creche.

O convívio entre Pais e Filhos parece ter promovido a relação entre famílias de acordo com o que se esperava. O nosso parque exterior encheu-se de alegria e vida. A apresentação das crianças com o tema de “Banda 1 2 3 e companhia” foi admirável e o “coreto da aldeia” esteve à altura de os receber. A partilha do lanche, os diálogos e interações entre crianças e famílias foram de festa e animação criando um ambiente particular e único.

O Instituto agradece todo o ambiente de boa disposição familiar e agradece toda a equipa pela entrega incansável na concretização deste dia, apesar de adverso, pelas condições climatéricas.

 bolo
 cam

Festa de Final de Ano – Jardim de Infância

No dia 8 de junho realizou-se a festa de final de ano do Jardim de Infância no Teatro Municipal de Vila do Conde. As crianças com muita alegria, música e diversão apresentaram A Casa Grande, uma adaptação da história do escritor João Manuel Ribeiro. Esta casa é um espaço comum, partilhado por pessoas diferentes e que por isso mesmo tem que ser respeitado também por todos, para o tornar num lugar melhor. Aqui vive-se o amor, a generosidade, a escuta, a valorização da diversidade.

Esta casa pode ser a minha casa, pode ser a tua casa, pode ser a nossa casa... A nossa casa grande!

 acasa

Dia Mundial da criança no Instituto S. José

No dia 1 de junho festejamos o dia Mundial da CRIANÇA na nossa Instituição com muitos sorrisos, gargalhadas, diversão e amizade.

As crianças foram acolhidas na portaria com muita animação e alegria, participaram numa aula de dança, tiveram um almoço delicioso, divertiram-se nos insufláveis, tiveram uma sessão de cinema, lanche no exterior e ainda, um momento musical com a professora Magda Ribeiro.

Foi um dia em cheio!

 diacrianacap

Reunião de Pais – Creche

No passado dia 25 de maio realizou-se na Creche, uma dinâmica entre pais e filhos dinamizada pela Terapeuta Carolina Vilano de Carvalho.

Este momento pretendeu essencialmente promover o fortalecimento do vinculo, estabelecer interações positivas e proporcionar um momento de brincadeira, comunicação e relaxe com os filhos.

Esta atividade para além de ter sido muito divertida, obteve uma grande participação dos pais que se envolveram com interesse e entusiasmo.

 crecheReuniao

Campus Girassóis

18 e 19 de maio

Tendo como principais objetivos proporcionar momentos de tranquilidade, de paragem que levem à Escuta de Deus em mim, no outro e em tudo o que nos rodeia e ainda, motivar para um trabalho em equipa, onde os valores de partilha, respeito e diálogo prevalecem, realizou-se nos dias 18 e 19 de maio um encontro destinado às crianças do 4º ano que frequentam o CATL.

O encontro foi dinamizado pela Ir. Anabela Pereira, contou com a participação de um numero significativo de crianças que adoraram a experiência e manifestaram muita vontade em voltar a repetir a mesma.

 girassois

Mês de maio

Durante o passado mês de maio, celebramos na Instituição o Mês de Maria, mãe de Jesus e nossa mãe. Foi elaborado um Calendário, tendo como suporte um mistério da vida de Maria.

Em cada uma das semanas, foram desenvolvidas dinâmicas diversificadas, nomeadamente: “Lugar dos Afetos”, “Alegrar a família”, “Encontro com as Irmãs”, “Cantar para Maria”, entre outras, que contribuíram para viver cada dia, seguindo o exemplo de Maria com dedicação, amor e alegria! No dia 30 encerramos o mês com uma celebração na Capela, com a participação de todas as crianças/jovens e educadores.

Cada grupo preparou uma carta/mensagem que dedicou e ofereceu a Maria

 mesMaio

Dia da Mãe

No dia 7 de maio festejamos o Dia da Mãe, integrado no mês de Maria.

A celebração começou na Capela com um momento de oração e cânticos dedicados a todas as Mães do Mundo.

Nas salas as mães executaram com alegria diferentes dinâmicas propostas pelos filhos.

 

"Mãe…

Há só um lugar no Mundo,

Que está sempre tudo bem,

É um lugar quente e fofinho,

É o colo da Minha Mãe "

 mae1
 mae2

Campanha Laço Azul

No âmbito do mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância, que se assinalou durante o mês de abril, o Instituto S. José aderiu à“Campanha Laço Azul”através do envolvimento de todas as crianças/jovens e colaboradores, utilizando estes uma peça de roupa de cor azul e, assim, formaram, em conjunto, um Laço Humano.

Tendo tido como objetivo sensibilizar, alertar e consciencializar a comunidade para a problemática, o Instituto S. José associou-se a esta iniciativa, em conjunto com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila do Conde que promoveu esta ação.

 Foto Laço Azul 2
 

Visita do Rio Ave Futebol Clube

Na passada semana, recebemos na nossa instituição os jogadores de futebol, NADJACK e GABRIELZINHO do Rio Ave Futebol Clube.

Numa interação entre o Rio Ave FC e o Instituto São José, as nossas crianças/jovens tiveram a possibilidade de conhecer a história destes dois jogadores profissionais e aprender que se queremos muito um sonho, seja ele qual for, temos de lutar por ele e dar o nosso melhor todos os dias. Para satisfazer a curiosidade das nossas crianças/jovens, os jogadores responderam a uma série de perguntas por eles colocadas, entre sorrisos e alegria, distribuíram autógrafos e convidaram-nos a estar presentes no próximo Jogo do Rio Ave FC.

Um obrigado ao Rio Ave FC por este momento, porque juntos somos mais fortes e vamos mais longe.

 Foto Rio Ave 1
 Foto Rio Ave 2

Visita às Escolas do 1º Ciclo

As salas dos 5 anos, nos dias 23 e 30 de abril deslocaram-se às escolas: Básica nº1 de Vila do Conde (Correios) e Bento de Freitas para promover a continuidade educativa e a futura transição das crianças.

Em cada estabelecimento do ensino básico foi possível visitar as instalações, observar as rotinas da próxima etapa que se aproxima e contactar com os diferentes profissionais de educação e futuros colegas de escola. O nosso grande objetivo foi transmitir uma visão positiva desta passagem, como uma oportunidade de crescer, de realizar novas aprendizagens, de conhecer outras pessoas e contextos.

 Foto Escolas 2
 Foto Escolas 1

Visita ao Farol de Leça e Sealife

No âmbito do trabalho de projeto da sala dos 3 anos A – O Mar, e após adquiridas diferentes aprendizagens e descobertas, fomos visitar o Farol de Leça e o Sealife, com o intuito de dar resposta aos interesses e motivações das crianças. Esta visita permitiu estabelecer uma ligação com algumas das aprendizagens vivenciadas em contexto de sala e família.

Durante a manhã, visitamos o Farol de Leça, onde subimos até ao cimo para observar de perto toda a sua logística. De seguida, almoçamos no Marshopping e da parte da tarde fomos visitar o Sealife. A visita foi guiada, de modo a dar resposta a algumas questões/ dúvidas que iam sendo colocadas pelo grupo.

Desde os mais pequeninos aos mais crescidos, todos vivenciaram esta visita com enorme alegria e entusiasmo!

 Foto Visita 2
 Foto Visita 1

Páscoa 2018 – Instituto São José

Toda a comunidade e valências do Instituto São José, nesta época de celebração e aclamação a Jesus, vivem com o espírito Pascal renovado de valores. Depois da caminhada que juntos realizamos, durante a Quaresma, encontramo-nos agora a festejar a ressurreição de Jesus, pois Ele vive em cada gesto, em cada um de nós e nos nossos corações…

…porque JESUS ressuscitou, para ti, para nós, para TODOS!

ALELUIA! ALELUIA! ALELUIA!

 pascoa2018

De nós para os outros...Na Primavera"

20 a 23 março

Na semana de 20 a 23 de março, realizou-se no Instituto São José a Feira da primavera. Esta campanha de solidariedade teve como principal objetivo desenvolver junto das crianças/jovens uma cultura de solidariedade, apoiando crianças institucionalizadas socialmente desfavorecidas.

Graças á generosidade de todas as crianças/jovens e colaboradores, a nossa portaria encheu-se de cores e sabores, com os vários trabalhos de expressão plástica e culinários realizados pelos próprios.

Todo o empenho foi para um bem maior, contribuir com a alegria e bem-estar de várias crianças, e mais uma vez a nossa ação teve grande sucesso junto das famílias, que desde já muito agradecemos pelo seu contributo, pois só assim conseguimos um futuro melhor!

O valor angariado: 770 €, foi entregue à Associação Casa do Caminho, localizada na Senhora da Hora em Matosinhos, Instituição que tem por Missão: Acolher, Cuidar, Proteger e Dar Carinho a crianças em perigo, promovendo o seu desenvolvimento integral e a concretização do seu projeto de vida

 primavera

Dia Mundial da Árvore

21 março

Para celebrar o Dia Mundial da Árvore, as crianças da Creche, Jardim de Infância e CATL com a ajuda do Sr. Joaquim, o nosso jardineiro, plantaram 3 árvores no nosso espaço exterior que se encontra à entrada da Instituição. Com esta atividade pretendemos proporcionar o contacto com a natureza e promover o desenvolvimento de comportamentos de preocupação com a conservação da natureza e respeito pelo ambiente.

Sentimos as crianças/jovens entusiasmados e felizes nesta atividade de relação com a natureza.

 arvore

Dia do Pai

19 março

No dia 19 de março foi celebrado o Dia do Pai e o Dia de S. José, Patrono da nossa Instituição.

A celebração iniciou na Capela com um momento de oração, na qual celebramos a vida e agradecemos todo o amor e carinho que nos é dado pelo nosso Pai e a proteção de S. José.

Nas salas os pais realizaram com grande entusiasmo as dinâmicas sugeridas pelos filhos: atividades no âmbito do trabalho de projeto e outros jogos de interação com, e entre, pais e filhos.

“Pai, obrigado pelo teu amor

Obrigado pelos mimos que me dás

Com ternura e alegria!

Eu digo a toda a gente

Que és o MELHOR PAI DO MUNDO!”

 diapai2
 diapai1

Quaresma

18 a 23 março

Nestas últimas cinco semanas, vivemos no Instituto de S. José a Quaresma, período de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão. Ao longo deste período, inspirados na Palavra de Jesus, foram várias as interpelações vividas e expostas na portaria e ao longo da galeria, a fim de envolver toda a comunidade educativa.

Nesta caminhada as crianças e jovens aprenderam que a Quaresma é tempo de:

PARAR, estar atento a tudo o que nos rodeia

ESCUTAR os outros, escutar-se, escutar Deus

ESCOLHER tendo Paula como exemplo

ACREDITAR que o bem é o caminho

AVANÇAR disposto a seguir Jesus, contribuindo para um mundo melhor!

 quaresma

Chamei-vos Amigos... Vinde à Festa 

03 março

Realizou-se no dia 03 de março o encontro de Todos os Amigos de Santa Paula, em conjunto festejámos o nascimento de Santa Paula Frassinetti como Família Doroteia que somos.

 

 conviteHOME2

Ida ao Teatro: "Assalto às Lancheiras"

22 fevereiro

No passado dia 22 de fevereiro, as crianças do Jardim de Infância foram assistir ao Teatro “Assalto às Lancheiras” na Exponor.

Numa altura em que se debate no mundo inteiro o problema da obesidade infantil por contraponto da importância de uma alimentação saudável, esta peça apresenta-se como um alerta para crianças e adultos.

A brincar e a cantar as crianças foram sensibilizadas para a importância de uma alimentação equilibrada para uma vida mais ativa e para os problemas que podem ter se tiverem uma má alimentação.

“Assalto às lancheiras” foi uma deliciosa aventura, uma tarde muito divertida, recheada de muita alegria e boa disposição.

 teatro

Carnaval 2018

09 fevereiro

A Instituição, encheu-se de alegria e sorrisos para festejar o Carnaval.

As crianças juntaram-se no salão, para se divertirem. Desfilaram em grupos, com muita animação e ritmos próprios.

Os jovens também se divertiram, tal como os adultos.

Foi um dia bem passado em que a crescente animação foi-se desdobrando.

Foi dia de alegrias e folias!

 carnaval2018
 

Workshops para Pais/Encarregados de Educação

No passado dia 26 de janeiro, realizaram-se no Instituto São José três workshops destinados aos pais e encarregados de educação.

O Workshop “Crianças Autónomas, Famílias Felizes!”, pretendeu discutir a necessidade de autonomia da criança na higiene diária, na alimentação bem como nas restantes áreas de funcionamento e orientar os formandos na promoção do bem-estar e autonomia nas rotinas do dia-a-dia dos seus educandos.

“A Arte de Comunicar: A linguagem na criança” teve como objetivos orientar os pais na estimulação da linguagem dos filhos e responder a dúvidas frequentes, realçando comportamentos atípicos que possam surgir. Estas formações foram dinamizadas em parceria com a Fisiotrimtrim pela Psicóloga Mariana Toste e Terapeuta da fala Catarina Santos, respetivamente.

Realizou-se também a formação: “Rir é Coisa Séria – yoga do riso”, orientado pela Risoterapeuta Carolina Vilano de Carvalho que destacou a importância que o riso tem na relação entre pais e crianças.

O feedback e a adesão destas ações foi bastante positivo, mostrando a importância que este tipo de iniciativas, promovidas pelo Instituto de São José, têm no processo educativo das crianças/jovens.

 poster

140º Aniversário do Instituto São José

 

No passado dia 15 de janeiro, o Instituto São José esteve em festa, celebrando o seu 140º aniversário.

Esta comemoração iniciou-se pela manhã, no salão do jardim-de-infância, com a presença das crianças das várias valências, colaboradores e Irmãs. Começamos a celebração com todos a cantar o hino da nossa instituição, passando de seguida para um momento de oração - Salmo das Crianças – no qual agradecemos a Jesus por todos os bens, amor, carinho, ajuda e amizade recebidos no dia-a-dia.

Esta manhã foi também marcada pela visualização de um pequeno vídeo, cujos protagonistas, dos mais pequeninos aos mais jovens, revelavam com entusiasmo e emoção, o que mais gostavam no nosso instituto. Por fim, foram cantados os parabéns e de corações unidos, as velas do bolo de aniversário foram apagadas.

Durante todo o dia, sentiu-se no ar a alegria, a paz e o espírito de Paula que tanto marcam o já longo percurso da nossa instituição, na missão de educar.

Foto 2

Celebração do Dia dos Reis

No inicio deste novo ano, celebramos na instituição o Dia dos Reis, um dia de comunidade e família onde o Amor e a Alegria são os Presentes que queremos oferecer.

Desde um Teatro matinal sobre o quarto rei mago, onde lembramos a importância da ajuda ao próximo, aos já tradicionais cânticos dos reis entoados pelas ruas, praças e câmara municipal da nossa cidade, desejamos amor, alegria e paz a toda a comunidade:

 

“Nós não somos os Reis Magos

Mas trazemos uma notícia:

Boas Festas e um Bom Ano

Para todos, que aqui estão!

 

Aqui estamos reunidos

Para dar graças ao Novo Ano

Com novos sonhos…

 

O Instituto S. José

Aqui presente,

Traz paz a toda a gente,

A alegria, a motivação

E o Amor no Coração!”

 

Celebremos os Reis, os presentes a Jesus e deixemos que ele desperte em nós o Sorriso da Vida… O SEU, O NOSSO, O DE TODOS…

reis 

Celebração de Natal

Para celebrarmos o nascimento de Jesus, realizamos neste dia uma "Celebração de Natal" para todas as crianças da instituição.

Foi um momento dinamizado pela equipa da Pastoral, adequado às diferentes faixas etárias e concretizado em momentos distintos.

Cada grupo preparou um coração, com tudo o que gostaria de oferecer a Jesus e às pessoas neste Natal, agradeceu pelo coração bom que nos deu e colocou-o junto do Presépio.

Este momento foi vivido por todos numa atitude de quem abre o coração para escutar Jesus e com Ele aprender a escolher o Bem.

celebraNatal 

Advento – Um caminho até ao Natal

Do dia 27 de novembro ao dia 22 de dezembro vivemos na Instituição o tempo de Advento. Este caminho foi percorrido por todos nós de um modo muito especial que ajudou a preparar os nossos corações para receber Jesus.

Ao longo deste tempo, cada semana foi assinalada por um texto bíblico e um cântico que foram expostos na nossa portaria, de forma a envolver toda a comunidade educativa.

Durante estas quatro semanas, vivemos com as crianças os valores da mensagem semanal. Destes valores resultou um trabalho que foi colocado no espaço “Para um Momento”, localizado na nossa Capela e onde se encontrava a frase alusiva a cada semana:

1ªSemana: “Deixa-te moldar pelo bem”

2ªSemana: “Deixa-te transformar pela palavra”

3ªSemana: “Quem és tu?”

4ªSemana: “Eis-me aqui... Senhor!”

Estas mensagens foram escutadas com o coração que deixaram em todos nós a verdadeira mensagem de Natal.

advento 

Campanha de Solidariedade

Durante a última semana decorreu a campanha de solidariedade “De mim para Ti…no Inverno”.

A campanha teve como objetivo a doação de bens alimentares e produtos de higiene pessoal para ajudar famílias desfavorecidas, do nosso meio social. Em paralelo decorreu uma angariação de brinquedos para serem distribuídos pelas crianças mais carenciadas do concelho de Vila do Conde.

Em conformidade com anos transatos a campanha foi um sucesso.

Desde já agradecemos a participação de todos, o gesto de solidariedade e o carinho de cada um. Todos contribuímos para a alegria e bem-estar de várias famílias e assim sendo recebemos, também, um conforto especial nos nossos corações.

Um bem haja a todos que participaram nesta campanha.

Solidariedade 

Mensagem de Natal - JI

Foi com grande entusiasmo e alegria que vivemos a nossa Mensagem de Natal.

As salas do jardim-de-infância apresentaram, no Auditório Municipal de Vila do Conde, algumas passagens importantes da História do Nascimento de Jesus – a cidade de Nazaré, o encontro do Anjo com Maria, a visita dos Pastores e dos três Reis Magos ao Menino e a preparação do coração das nossas crianças para acolherem Jesus, e quais os valores que devem ser vividos nesta época tão especial para nós.

Desde os mais pequeninos aos mais crescidos, todos vivenciaram este momento com enorme emoção e compreensão da verdadeira mensagem de Natal, presente no nosso hino do tema deste ano letivo: Escuta… e escolhe com o coração!

A todas as Famílias desejamos um Santo Natal!

ji Natal 

Convívio de Natal - Creche

Para festejarmos esta época natalícia, na valência da Creche, optamos por um convívio com a família, com dinâmicas diferentes e enriquecidas através do intercâmbio entre as salas.

A proposta deste convívio de Natal foi gratificante para todos nós, visto ter proporcionado um bom ambiente familiar e de equipa e ainda, ter ido ao encontro do tema do ano “Escuta e escolhe com o coração”. 

natal creche1 

O Instituto no Parque João Paulo II

À semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal de Vila do Conde, juntamente com as várias instituições e associações do concelho, dinamiza o Parque João Paulo II, durante a época de Natal. Neste sentido, este espaço está decorado com diversas árvores de Natal, estando a árvore do nosso Instituto também representada e decorada no âmbito do tema do ano “ Escutar para Escolher”.

Desde o dia 8 até ao final do mês de dezembro, todos estão convidados a visitar o Parque João Paulo II e a espreitar a nossa bonita árvore, que certamente dará um lindo postal de Natal.

arvoreNatal

Uma manhã DIFERENTE com Amigos Especiais

24 novembro 2017

No âmbito do trabalho de projeto da sala dos 5 anos B – O Corpo Humano, e após experienciarmos a pintura com boca e pés, recebemos hoje, dia 24 de novembro, amigos da Santa Casa de Touguinha que vieram partilhar um pouco do seu tempo e arte(s) connosco. O Sr. José Lamas realizou uma pintura com a boca que consideramos “fantástica, maravilhosa e espetacular”. Conseguimos perceber bem a sua força de vontade e dificuldade em manusear o pincel para pintar um barco, as ondas e o céu. Ficamos muito felizes quando recebemos este quadro de presente!

Após este momento, o Sr. José, na sua cadeira de rodas, e colega Andreia, presentearam-nos com uma dança… não há palavras que possam descrever a sua beleza e mais importante, a lição que nos ensinaram e uma mensagem muito importante “se treinarmos e desejarmos, tudo podemos conseguir!”, mesmo perante determinadas dificuldades e/ou limitações. Terminamos a nossa manhã convidando estes nossos amigos para uns breves minutos de diversão ao som de uma música que tanto gostamos – “Can´t Stop the Feeling”…

Esperamos repetir estes momentos, uma vez que nos enriquece enquanto seres humanos e futuros cidadãos que gostariam de fazer a DIFERENÇA!

OBRIGADO AMIGOS N

castanhas2 


Magusto

10 novembro 2017

Como reza a tradição, no dia 10 de novembro, celebramos o dia de São Martinho. As educadoras proporcionaram momentos de animação, com a dramatização da peça de teatro: “A castanha gigante”, finalizando este momento com a música “O Ouriço Ploc Ploc”, cantada e mimada por todos. Posteriormente, todos se deliciaram com castanhas assadas e sumo de laranja.

No final deste dia, contamos com a colaboração de um grupo de pais que retrataram o “vendedor de castanhas”.

À entrada da Instituição vendiam castanhas quentinhas e deliciosas. Agradecemos a todos a participação na dinamização deste dia!

 

castanhas2 

Campanha “de nós para os outros” – Outono

06 a 10 novembro 2017

De 6 a 10 de novembro, decorreu no Instituto de São José a Feira de Outono. Esta iniciativa teve como principal objetivo ajudar monetariamente as famílias afetadas pelos incêndios no nosso país. As crianças de cada valência deram o seu contributo, fizeram bolachas, chocolates, gomas, compotas, marmelada, sumo de laranja e trabalhos de expressão plástica. Os colaboradores da Instituição também cooperaram, para além de contribuírem com variados produtos hortícolas, confecionaram diferentes bolos, tartes e alguns salgados.

Todo o esforço foi para um bem maior. Como tal, agradecemos a todos: crianças, pais, família e colaboradores, a ajuda e contribuição dada ao longo de toda a campanha. O valor angariado será entregue pessoalmente a famílias do Concelho de Vouzela, distrito de Viseu.

 

outuno2  

8ª edição da Feira Social de Vila do Conde

13, 14 e 15 outubro 2017

Integrada no plano de ação da Rede Social, decorreu nos dias 13, 14 e 15 de outubro, no Parque de Jogos, a 8ª edição da Feira Social de Vila do Conde, para a qual fomos de novo convidados a participar.

Esta iniciativa tem como principais objetivos divulgar os serviços e projetos sociais existentes no Concelho e estimular o seu conhecimento junto da população, assim como potenciar uma cultura de parceria aberta e eficaz, através do intercâmbio de experiências e metodologias de trabalho entre instituições.

A Feira contemplou Exposição/Mostra, ateliers, animação, tertúlia e showcooking “Cozinha Saudável”. O Instituto S. José, para além de apresentar a sua Missão e modo de Educar, no espaço que lhe foi concedido (Stand), participou no espaço criança, dinamizando a atividade: “Escuta o teu corpo” e na animação, com uma dança apresentada pelos grupos de 4 e 5 anos.

Para a concretização desta atividade, contamos com o envolvimento de todos: pais, crianças e colaboradores! 

feiraSocial 

Eucaristia de Entrega do Ano Letivo

07 outubro 2017

No passado dia 7 de outubro realizou-se a Eucaristia de entrega e Bênção do Ano letivo, na Igreja Matriz de Vila do Conde, presidida pelo Prior Paulo César e dedicada a toda a Comunidade Educativa. Nesta Eucaristia entregamos diferentes símbolos de escuta, pedindo ao Senhor que ajude cada um (a) a criar o hábito da verdadeira escuta perante o outro, o mundo, nós mesmos e Deus.

O coro, constituído por colaboradores das diferentes respostas sociais da Instituição, deu início entoando o hino: “Escuta... e escolhe com o coração” e animou toda a celebração, que foi vivida com muita alegria!

missa 

Encontro de Formação com os Colaboradores

16 setembro 2017

A iniciar o Ano Letivo, realizámos no dia 16 de setembro o nosso encontro de formação: “ESCUTAR PARA ESCOLHER”, tema que nos vai acompanhar ao longo deste ano. Para nos ajudar à reflexão e para melhor nos situar no tema, a partir da nossa realidade, tivemos connosco a Irmã Lúcia Soares e a Dr.ª Ana Márcia. Assim, com este grande apoio, podemos viver e seguir melhor todos os passos do programa em ambiente de escuta e reflexão pessoal e de grupo.

O exercício da escuta foi uma constante neste encontro.

Os instrumentos de escuta; o coração como o mais importante, os vídeos, as comunicações, os textos de apoio e a partilha em pequenos grupos despertaram em nós o interesse e a necessidade de escuta de nós próprios e dos outros. Para escutar melhor á preciso abrir os ouvidos do coração e deixar que a realidade exterior entre e nos faça ver realidades diferentes das nossas.

Este movimento interior leva-nos a passar da escuta à escolha. Aprender a escutar para escolher e escolher o melhor. Foi o tema do discernimento que a Irmã Lúcia nos apresentou de uma forma muito clara, que passou também por esta interpelação: Como é que Deus me está a falar, no diálogo em casa, no trabalho com as crianças, para encontrar o bem maior que é sempre o que Deus quer para nós.

A partir dos trabalhos de grupo, ficaram alguns pontos mais significativos do que queremos mudar e levar para as nossas vidas, para os nossos encontros… lançando-nos a novas reflexões para melhorar em cada dia a nossa maneira de fazer escolhas.

verde 
colaboradores 

CATL - Reunião de Pais

Porque acreditamos que a colaboração da família constitui um fator fundamental para o desenvolvimento das crianças/jovens, convidamos todos os Pais/Encarregados de Educação a estarem presentes na Reunião de Pais que se realizará no próximo dia:

- 2 de outubro às 19.00h.

(…) a colaboração entre a família e a escola tem repercussões positivas no aproveitamento escolar e comportamento dos alunos, qualquer que seja o grau de ensino e o grupo social em que a família se insere. Madureira e Leite (2003)

rrrr

Creche - Reunião de Pais

Nos dias 20 e 25 de setembro, realizar-se-á a reunião de pais da Creche com o seguinte horário:

-Dia 20 setembro: sala de 1 ano e 2 anos

-Dia 25 setembro: sala do Berçário

O horário das reuniões, para todas as salas, será às 18h45m.

Contamos com a presença de todos!!!

 rererer 1

Jardim de infância - Reunião de Pais

As experiências que a criança realiza no jardim de infância têm influência nas relações familiares, pois o que a criança transmite sobre o que faz e aprende é motivo de conversa com os pais, o que facilita as relações familiares, contribuindo para o interesse dos pais/famílias em participarem no processo educativo desenvolvido no estabelecimento educativo OCEPE, 2016

É neste sentido que agendamos a primeira reunião com o objetivo de responder às primeiras preocupações, apresentar o tema do ano, dar a conhecer o currículo/princípios da pedagogia e explicitar o funcionamento do Jardim de Infância. Esta reunião realiza-se nas seguintes datas:

- Dia 22 de setembro – grupo dos 3 anos A e B

- Dia 29 de setembro – grupo dos 4 anos e 5 anos A e B

O horário das reuniões, para todas as salas, será às 19h.

Contamos com a presença de todos!!!

 reuniao1

Jardim de infância - atividades extracurriculares

A partir do próximo mês de outubro, vamos dar início às atividades extracurriculares:

Dança dirigida pela Academia GimnoArte.

Babyténis orientado pelo Ginásio Vilacondense.

Inglês pela QIEduca.

As atividades extracurriculares decorrerão após o lanche, com os seguintes horários:

INGLÊS:

 - 3/4 anos: segunda das 16h30m às 17h15m
 - 4/5 anos: segunda das 17h15m às 18h

DANÇA:

 - 4/5anos: quarta das 16h30m às 17h15m
 - 3 anos: quarta das 17h15m às 17h45m

BABYTÉNIS:

 - 4/5 anos: terça das 16h30m às 17h15m

extracurriculares1 1 
   

 

Passeio Fim de Ano do Jardim de Infância

Wednesday the 19th. Instituto São José - Congregação das Irmãs do Instituto de Santa Doroteia
Ao continuar a navegar no site, você concorda com a nossa política de cookies.
Concordo