Creche

 

Nos primeiros anos de vida, quando se dá a inserção na Creche, a criança tem de ser envolvida por uma atmosfera de ternura, de carinho, de atenção individual.

O Instituto S. José, atento à especificidade desta faixa etária, desenvolve a sua ação educativa procurando, por um lado, que a criança esteja ativamente envolvida na aprendizagem, de modo a  construir o conhecimento a partir da interação com o mundo que a rodeia: com pessoas, materiais e ideias; por outro lado, os adultos que ensinam ou orientam devem ajudar a criança na construção da sua própria compreensão do mundo.

A metodologia de trabalho desenvolvida na Creche não assenta num modelo curricular único, mas tem por base o Manual de Processos Chave da Creche do Instituto da Segurança Social e Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social. Desta forma, no processo de aprendizagem salientamos três fatores fundamentais:

  • Possibilidade de experienciar (descobrir, sentir…)
  • Estar bem fisicamente e emocionalmente (saúde)
  • Sentir e estar em ambiente calmo e seguro (segurança)

 

Tendo como base este pressuposto, o educador organiza o seu espaço sala por áreas de interesse, respeitando as diferentes necessidades da criança: relaxamento, ação intensa e atividade orientada. Neste sentido, têm como pressuposto componentes essenciais que passam por proporcionar à criança quer um ambiente físico estimulante para trabalhar e brincar, quer uma rotina diária consistente que promova sentimentos de segurança e autonomia das crianças, permitindo o reconhecimento/identificação da sequência dos vários momentos do seu dia-a-dia.

veja aqui o plano de atividades para 2018-2019 + info

Friday the 19th. Instituto São José - Congregação das Irmãs do Instituto de Santa Doroteia
Ao continuar a navegar no site, você concorda com a nossa política de cookies.
Concordo