Noticias 2013 2014

Print

 

Férias de Verão - CATL
 
Trocamos os livros pela toalha de praia, o estudo pela brincadeira e todos juntos vivenciamos as férias de verão.
Brindados pelo sol reunimos os amigos e nadamos nas ondas, construímos castelos e saboreamos frutas e gelados.
Muito mais fica por dizer entre tintas e animação, dança e diversão, teatro e intercâmbios... assim foram as nossas férias de verão!
  not Verao1 
  not Verao2 

 
 
Jardim de Infância - Passeio Pálacio Cristal
26 junho 2014
No passado dia 26 de junho as crianças do Jardim de Infância realizaram o seu passeio de final de ano. Durante a manhã exploraram os jardins do Palácio de Cristal, observaram diferentes animais no seu habitat e viram os barcos rabelos que passavam no rio Douro. Com animação terminamos a nossa manhã com um agradável piquenique! À tarde fomos para o “Mundo em Festa”, parque temático em Leça do Balio, que fez a delícia de todas as crianças e adultos!
 
  Foto Passeio JI 1 
  Foto Passeio JI 2 

 
Festa de Final de Ano da Creche
13 junho 2014
No dia 13 de junho, pelas 19 horas, no salão polivalente do Instítuto S.José, realizou-se a festa de final do ano letivo 2013/2014 da creche.
   Com a participação das três salas desta valência,  pudemos assistir a momentos alegres e cheios de cor. Reinou a boa disposição e boa vontade de toda a equipa: educadoras, ajudantes de ação educativa e estagiárias para a realização desta festa maravilhosa.
obrigado a todos!
 
   finalCreche

 
Festa de Final de Ano do Jardim de Infância

 

06 junho 2014

 

Na passada sexta-feira, pelas 19h, no Cine Teatro Neiva, realizou-se a Festa de Fim de Ano do Jardim de Infância, celebrando assim o culminar de mais um ano letivo.
Este momento, que demonstrou o empenho, quer das crianças, quer de toda a equipa: educadoras, ajudantes da ação educativa e estagiárias, traduziu algumas das vivências mais expressivas e consequentes aprendizagens. O que cada grupo apresentou foi uma pequena amostra do trabalho de projeto desenvolvido ao longo do ano. Partiu-se dos interesses e saberes de cada criança para os ampliar e diversificar.
Para além das apresentações de cada sala, a festa contou ainda com a participação de algumas crianças do CATL, irmãos das do Jardim de Infância, que partilharam o seu dom artístico: ao piano, com a flauta transversal e a guitarra portuguesa. Dentro da temática do ano: “Educar pela via do coração e do amor”, foi apresentado um PowerPoint, mostrando os momentos vividos mais significativos.
Finalmente, teve lugar o momento dedicado aos “finalistas”, momento de verdadeiro encanto e de forte motivação para a passagem para o 1º ciclo.
  FimAno


 
“Há Festa no Hospital”
05 junho 2014
Foi com enorme alegria que os grupos dos 4 anos, A e B, aceitaram o convite da Unidade de Saúde Hospitalar de Vila do Conde. “Há Festa no Hospital”, uma iniciativa dinamizada pelos profissionais da unidade de pediatria, que se revelaram sempre muito atentos e carinhosos, prontos a ajudar as crianças a trabalhar o medo e a desmistificar os cuidados de saúde no hospital.
As crianças transformaram-se em pacientes, anestesistas, cirurgiões, enfermeiros … e realizaram uma ”intervenção cirúrgica” desempenhando o seu papel com muita responsabilidade. Terminámos com uma caça ao tesouro e com uma simpática oferta: um lanche saudável.
Agradecemos e louvamos este tipo de iniciativa por parte das Unidades de Saúde.
O nosso muito obrigado
  Hospital 1 
  Hospital 2 

 
Dia Mundial da Criança
02 junho 2014
A fim de proporcionar um dia ESPECIAL com muita alegria a todas as crianças, a equipa planificou uma série de atividades para animar.
 Na portaria, logo pela manhã, o palhaço e a boneca acolheram cada um, despertando muitos sorrisos com as suas brincadeiras e desejando um feliz dia!!!
Por sua vez, no salão do Jardim de Infância reinava a música e animação, enquanto no recreio se preparavam os tão aguardados insufláveis, presença obrigatória neste dia e que, na verdade, nada os consegue substituir...
Na parte da tarde, numa pausa aos muitos saltos, continuamos com o entusiasmo numa sessão de cinema e “Caça às pipocas” com o Kit do Detetive. Na despedida, o grupo de estagiárias do JI, deram azo à imaginação com a arte de balonismo e presentearam cada criança com espadas, flores, chapéus, corações…
Esperamos que com este dia diferente ter proporcionado momentos de alegria e felicidade, que as nossas crianças guardam durante muitos dias mais.
  dia crianca 1 
  dia crianca 2 

 
Maior Caminhada do Pijama do Mundo
01 junho 2014
A Mundos de Vida – Instituição de Solidariedade Social organizou a “Maior Caminhada do Pijama do Mundo” que decorreu em dez concelhos dos distritos de Braga e do Porto.
Solidários a esta causa, crianças, pais e colaboradores representaram o Instituto S. José na maior caminhada do mundo em pijama, domingo às 10h, em Vila do Conde.
Esta caminhada, juntamente com uma petição nacional, foi uma forma de sensibilizar a Assembleia da República para que estabeleça uma rede de acolhimento familiar, que cubra as necessidades do País, no sentido de aumentar a resposta do acolhimento familiar e a consequente diminuição do número de crianças institucionalizadas em Portugal, que atualmente ascende a mais de 8.100.
Atentos a todas as iniciativas no âmbito da solidariedade social, no Instituto S. José, foi divulgada a petição nacional, conseguindo muitas assinaturas junto das famílias. Esperamos que, com esta nossa “participação”, possamos ajudar a fazer a diferença e a alegrar o coração de muitas crianças e, também, de muitas famílias.

"Só se vê bem com o coração. O Essencial é invisível aos olhos" Antoine de Saint-Exupery
  1junho 

Conferência: “Educar é definir limites”
23 maio 2014
No passado dia 23 de maio, pelas 19h, no Salão Polivalente da Instituição, realizou-se uma Conferência sobre a temática: “Educar é definir limites”, dirigida a todos os pais/Encarregados de Educação e orientada pela Dra. Ana Márcia Serra, Psicóloga e Docente na Escola Superior de Educação Paula Frassinetti.
Partindo do tema do presente ano letivo: “Educar pela via do Coração e do Amor”, a Dra. Ana deu início ao encontro esclarecendo que educar supõe a capacidade de olhar com o coração, “vendo dentro”, atentos ao que vai crescendo, deixando patente que o segredo de um amor e educação é saber estimular, ter brandura e benevolência, ao mesmo tempo que se esclarecem e definem regras e limites. Neste seguimento foram abordados os diferentes estilos parentais, tendo em consideração que não existe um modelo para educar um filho, mas podem ser traçados estilos de pais, uma vez que as crianças aprendem com as suas ações e exemplos. Assim, foram referidos os pais competentes e democráticos, autoritários, permissivos (negligentes e indulgentes).
Terminando com a mensagem de que os pais têm que se envolver na educação, respondendo às necessidades da criança, a Dr.ª Ana Márcia mostrou-se disponível a responder e esclarecer questões colocadas pelos mesmos, maioritariamente relacionadas com comportamentos das crianças. Sendo que os seus esclarecimentos permitiram ajudar os pais a procurar a assertividade, a ter ou a readquirir a autoridade, clarificando que educar e amar não significa satisfazer todos os desejos dos filhos, pelo contrário, as crianças e jovens precisam de saber esperar, ter regras e limites bem definidos.
O que está na base deve ser o Amor, mas Amor também é dizer não, é fazer esperar para criar confiança, promover a maturidade e estabilidade do desenvolvimento integral da criança a nível físico e psíquico, capaz de, ao longo do caminho, demonstrar os seus frutos saudáveis.
  conferencia Pais 
 

Mês de maio – Mês do Coração de Maria
Neste mês, despertamos o coração das crianças para entrarem em relação com o coração de Maria, através de mensagens diversificadas e dinamização de um espaço criado para oração.
No dia 13, todos reunidos na portaria da Instituição, rezamos a Maria pedindo a sua benção.
Oração a Maria:
Maria, Mãe de Deus
Conserva o meu coração
Puro e transparente
Como a água da nascente.
Maria, Mãe do céu,
Mantem a alegria
No meu coração de criança.
Que esteja sempre aberto
E longe das tristezas.
Maria, Mãe de Jesus,
Ensina-me a ser como tu,
A ter um coração generoso,
Fiel e justo ao bem.
Santa Maria, Mãe de todos,
Faz crescer em mim
Um coração que saiba amar,
Que saiba agradecer
E construir a Paz
Obrigada, minha Mãe por me ajudares a crescer.

maio 1

  maio 2  
 

   
 Semana da Família
Uma vez mais, o Instituto de José esteve em festa - a semana da Família.
Esta semana foi dedicada a pais, avós...e a todos os familiares que conseguiram estar presentes.
Foram realizadas várias atividades, nas diferentes salas da creche e jardim-de-infância.
A boa disposição e os sorrisos reinaram na nossa Instituição.
Agradecemos a todos os familiares a presença e dedicação. Obrigado!
   bonecos 
 

 
Dia Da Mãe

2 maio 2014

Neste dia, festejamos o dia da Mãe que teve início com um momento de oração, realizado na capela da nossa Instituição. Nesta oração, os filhos agradeceram às mães todo o carinho e Amor e as mães pediram proteção e conforto a Maria. foi um momento belo e intenso.

Depois fomos para o salão onde as mães contagiaram as nossas crianças com alegria e entusiasmo com o KARAOKE ( diferentes musicas e cânticos). Sguiram-se momentos lúdicos, verdadeiramente alegres, numa brincadeira conjunta no recreio, através de dinâmicas divertidas: JOGOS DE EXTERIOR.

Mães divertidas e animadas...

        Um grande obrigado

  semana familia 

 
Aleluia, Aleluia
Jesus Ressuscitou
23 abril 2014

As crianças do Instituto S. José e seus colaboradores receberam no dia 23 de abril a cruz de Jesus Ressuscitado, no salão polivalente desta Instituição.

Mais tarde, em compasso dirigimo-nos à capela para assistir à passagem de um filme sobre o mistério Pascal. Foi um momento de alegria para todos, em que vivenciamos o espírito da Páscoa.

  jesus 

 
Férias da Páscoa

 

2ª semana

 

Foi com entusiasmo e união que se iniciou a segunda semana de férias da Páscoa no CATL. Juntamente com as crianças da creche e do jardim-de-infância celebramos a entrada de Jesus em Jerusalém, tendo cada criança trazido para esta recriação um simbólico raminho.

No decorrer das férias, e brindados pelo sol, tivemos oportunidade de realizar brincadeiras ao ar livre, assim como diversos passeios. No decorrer desta semana, o 1º ciclo realizou a caça aos ovos, torneios desportivos e visita à biblioteca municipal onde disfrutaram da hora do conto. Quanto ao 2º ciclo, entre outras atividades, divertiu-se com o tradicional jogo das escondidas no parque da cidade e com uma ida de metro ao Norte shopping, onde a sua precisão foi colocada à prova no bowling. Por sua vez os jovens do 3º ciclo, para além das atividades interativas e cinema, colocaram pés a caminho na sua visita a Viana Do Castelo, onde exploraram e descobriram os encantos da cidade minhota.

Com igual entusiasmo presente no início da semana, terminamos o período de férias da Páscoa reunindo as valências de CATL e jardim-de-infância para um intercâmbio no qual se destacou o empenho e talento das nossas crianças.

 

 

 

  semana2Pascoa a
  semana2Pascoa b 

   
Férias da Páscoa
 
1ª semana

 

Para animar a merecida pausa escolar, iniciaram-se esta semana as atividades das férias de Páscoa no CATL.
Recheadas de doçuras culinárias, desportos e histórias, as nossas crianças realizaram ainda saídas/passeios variados.
O primeiro ciclo passou o dia 9, quarta-feira, em contato com a natureza no Parque Urbano da Rabada, em Santo Tirso, saltando, correndo e brincando no extenso parque.
A semana do segundo ciclo ficou marcada pala visita ao Lar da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, onde os jovens conviveram com os mais velhos realizando jogos e aprendendo lavores, tendo também experienciado uma aventura noturna aos ovos de Páscoa nos jardins da Instituição. Por sua vez, os jovens do terceiro ciclo rumaram ao Norteshopping para mais um torneio de bowling, onde o prémio foi a alegria e a diversão.
  Foto Bowling
  Foto Parque da Rabada 

 
DIA DE S. JOSÉ - Dia do Pai
 

19 março 2014

 
Festejamos o dia de S. José, com ânimo e alegria. Pelas 16h, foi celebrada uma Eucaristia pelo pároco Paulo César, juntamente com as crianças e seus Pais / familiares. Algo especial surgiu no momento de " Ação de Graças ", em que fiilhos e pais se cruzaram com palavras de carinho e amor através de um cântico:
"PAI, GOSTO DE TI, TE OFEREÇO MEU CARINHO, COMO EU TE AMO.
FILHO/A TAMBÉM GOSTO DE TI, TE OFEREÇO MEU AMOR, COMO EU TE AMO"
Das 17h às 18h30m, crianças e pais, transformaram o instituto num ambiente alegre, acolhedor, divertido, vivo, fantástico, atrávés de dinâmicas divertidas: JOGOS DE EXTERIOR ( NO PARQUE ) e KARAOKE ( no salão )!
Pais divertidos e animados... um grande obrigado da equipa e... até ao ano!!!
 
 
 

diadopai 

 
Festejar com Santa Paula
 

11 março 2014

 
O Instituto São José celebrou mais um dia marcante, os 30 anos de canonização de Santa Paula. A celebração realizou-se em dois momentos distintos.
Durante a manhã, os colaboradores de todas as valências deram a conhecer, junto das crianças, a vida de Santa Paula, dramatizando-a. Deste modo, foi demonstrado o crescimento e desenvolvimento da familia Doroteia, bem como a sua difusão pelo mundo, através da sua acção de cariz educativo, na construção de escolas, e social, no apoio aos mais desfavorecidos.
No período da tarde, a valência do Jardim-de-infância percorreu as ruas da cidade para dar a conhecer Santa Paula à população local, por intermédio de uma pequena mensagem. Uma vez que, tendo presente as palavras de Santa Paula, " educar bem é transformar o mundo"
 
  PEQ 
Dia da Proteção Civil

01 março 2014

O Instituto São José participou na comemoração do Dia da Proteção Civil, uma iniciativa que pretende fomentar uma verdadeira cultura de prevenção e segurança, transmitindo valores de cidadania. A apresentação pública no Centro Paroquial das Caxinas foi dinamizada pela sala dos 5 anos B que apresentou a história " Um dia na cidade da confusão", como forma de abordar a segurança rodoviária, sensibilizando os peões, os passageiros e os condutores.
O Instituto São José agradece a todas as crianças, pais e restante familia, a participação e todo o empenho disponibilizado. O nosso MUITO OBRIGADO.
   
 

 
 
 
 Dia dos amigos

10 fevereiro 2014

 

No dia dos Amigos
A amizade vamos celebrar.
Uma carta nós fizemos
Para o carteiro a entregar!
Ao longo da semana, realizamos algumas atividades onde o valor da amizade esteve bem presente. Os amigos do CATL visitaram as salas do jardim de Infância para contar a História “Os Melhores Beijinhos”, para a qual realizamos um registo individual.
Nesta mesma semana, colocamos as nossas fotografias (crianças do jardim de infância) num recipiente e, um de cada vez, retirou a foto do amigo para o qual teria de “escrever” uma carta.
No dia 13 de fevereiro, colocamos as nossas cartas no marco de correio, que estava na nossa portaria, e aguardamos ansiosos pelo carteiro.
No dia seguinte, começamos o nosso dia com o acolhimento especial da sala dos 4 anos B, cujo tema incidiu no valor da amizade – adaptação da história “Amigos Especiais”. Logo de seguida fomos para as salas aguardar a chegada do carteiro. Nem imaginam as nossas expressões de alegria quando ele começou a entregar as cartas “o senhor carteiro até sabe o nosso nome!” disse surpreendida uma criança.
  diaAmigos1
   
  diaAmigos2 
 

 
O jardim-de-infância foi à Exponor

10 fevereiro 2014

O jardim-de-infância foi à Exponor – Matosinhos assistir à peça de teatro: “Quando for grande… quero ser”, do plano 6. Numa pequena cidade cheia de casinhas de “legos” coloridos – a mercearia, a padaria, a boutique, o cabeleireiro… tem uma escola que ficou degradada, com as paredes muito pálidas, em risco de ruir e as crianças deixaram de a poder frequentar. Então, a professora Arlete tenta encontrar uma solução e pede ajuda aos moradores daquela comunidade. Apesar de algumas sabotagens, a escola é reconstruída com o contributo de crianças e adultos, de diferentes profissões, que demonstram a sua energia, persistência e solidariedade. “Quando for grande…quero ser” fala-nos da importância de escolher uma profissão, seja ela qual for, mas uma escolha consciente e feita com o coração – independente de ser construtor civil, pianista, carpinteiro, juiz ou bailarina, o importante é gostar do que se faz e fazer bem o que se escolheu fazer com gosto.
  legos1
  legos2 

 
Visita das estudantes do Centro de Formação de Viana do Castelo

 

28 janeiro 2014

As alunas do Centro de Formação de Viana do Castelo – Curso de Ação Educativa – vieram à nossa Instituição apresentar um trabalho na área da Animação. Proporcionaram às crianças da Creche e do Jardim de Infância uma manhã de histórias de encantar: Teatro de Sombras: “ O Lobo e os sete Cabritinhos” e tapetes de histórias: “Os três porquinhos”, “O coelhinho branco” e “A banda dos monstros felizes”.
   viana

  
Cantar as janeiras 

17 janeiro 2014

Eram mais do que três

E não vieram do Oriente

Mas a sua visita

A todos deixou contente

Recebemos hoje alguns alunos da EB do 1º ciclo dos Correios que acompanhados pelos reco-reco, as pandeiretas e outros instrumentos por si produzidos, e munidos de música, assim como desejos de um bom ano, vieram presentear a Irmã Amélia Bourbon pelos muito anos dedicados ao ensino de educação Religiosa das crianças daquela escola.

Mantendo viva a tradição de cantar as janeiras às valências de creche, jardim-de-infância e CATL, aplaudiram os colegas e retribuíram com outros cãnticos.

 

 

  janeiras 

 
136º Aniversário do Instituto São José
15 janeiro 2014 

 

Neste dia a Instituição esteve em festa, celebrando o seu 136º aniversário. Ao longo da manhã foram sendo realizadas várias dinâmicas, as quais as crianças puderam festejar com entusiasmo.

Assim, iniciamos o dia reunidos no salão do jardim-de-infância, onde todas as crianças das diferentes valências do nosso Instituto realizaram uma oração de celebração à nossa escola. De seguida realizou-se uma tertúlia, para a qual foram convidados alguns pais, avós, amigos e colaboradores que, por terem frequentado o nosso Instituto, nos presentearam com as suas memórias: canções que hoje estão um pouco esquecidas, as Irmãs com quem interagiram, as atividades laborais que faziam, os espaços, as brincadeiras e malandrices...

Este momento para além de enriquecedor foi comovente, na medida em que trouxe recordações e saudades a quem já pela infância passou, mas diariamente com ela convive nos mais pequeninos que acompanham.

Prosseguiu-se a visualização de um filme animado da infância, dos já agora adultos convidados, bem como o cântico dos parabéns que, com um bolo de aniversário, a nossa Diretora apagou as 136 velas, simbólicas da existência do nosso instituto.

 

  aniv136 

 
  Festa dos Reis - Creche e Jardim de Infância
06 de janeiro de 2013

O INSTITUTO S. JOSÉ AQUI VEM CANTAR                                                                               DAR AS BOAS FESTAS E UM BOM ANO DESEJAR!

A TODOS QUE AQUI ESTÃO QUE ESTE ANO SEJA DE ESPERANÇA                                           QUE CUMPRAM SUA MISSÃO COM TODA A CONFIANÇA

NÓS SOMOS AS CRIANÇAS COM QUEM PODE CONTAR                                                             SEMPRE COM UM SORRISO PARA TODOS ALEGRAR!

                                                    letra e Música:Armanda Rodrigues

 

Neste dia de Reis, dia em que os três Reis Magos foram visitar o Jesus Menino, é tradição cantar as Janeiras na Instituição.
Logo pela manhã, as crianças do Jardim Infância e Creche passaram pelos diversos setores cantando e a todos desejando um Bom Ano Novo, com muita alegria, Paz e Amor. Da parte da tarde, os grupos: 5 A e B foram desejar as Boas Festas à Presidente da Camara Municipal de Vila do Conde, Drª Elisa Ferraz e sua equipa.
  presepio1 

 
Férias de Natal - CATL

 

Marcando o início das férias de Natal, os alunos do 3º ciclo do CATL foram numa viagem de metro até ao Norte shopping, onde puderam disfrutar de um dia em pleno de descontração e divertimento. A manhã foi passada entre vídeo jogos e bowling, desafiando o strike.
Após o almoço, antecedendo o regresso ao CATL, realizaram um breve passeio entre as montras natalícias.
  Natal 4a 

 
Festa de Natal - Jardim de Infância
17 de dezembro 2013 
Porque Natal é Amor…
A festa de Natal do jardim-de-infância permitiu-nos evidenciar o trabalho realizado por cada sala ao longo do primeiro período, onde foi explorada a Parábola, a partir da qual as crianças foram descobrindo o coração de Jesus… Nestas pequeninas descobertas queremos reforçar o carinho, a partilha, a ajuda, o perdão e o ser luz que se destacam nesta época natalícia, mas preenchem o nosso coração durante todo o ano.
Para terminar este encontro apresentamos aos familiares presentes a nova música do tema do ano “Do coração nasce o amor”.
A todos desejamos um Santo e Feliz Natal!
  Natal 3a 

 
Convívio de Natal - Creche
13 de dezembro 2013
No passado dia 13 de dezembro, realizou-se o convívio de Natal
da creche com os pais, crianças e funcionários.
Foi um lanche agradável, um momento de descontração e alegre, no qual assistimos a um pequeno auto de Natal realizado pela equipa desta valência.

   

Natal 1a

 

O Magusto - Tradição Viva

 11 de novembro 2013
Foi com muita animação que o Instituto S. José comemorou, no passado dia 11 de novembro, o Magusto, num convívio aberto aos avós. As equipas da Instituição realizaram diferentes apresentações. a lenda de São Martinho foi apresentada em teatro de sombras humanas pelo CATL e a tradição popular ficou representada pelas crianças, onde vestidas a rigor, as educadoras do Jardim de Infância e Creche, bem como as auxiliares da ação educativa, fizeram um espetáculo folclórico, contagiando avós e netos, que no final foram convidados a participar na enorme festa contribuindo com muita alegria e boa disposição. Neste dia soalheiro, honrando o tradicional "Verão de S. Martinho", foi possivel lanchar no exterior, inaugurando-se assim o novo espaço, o alpendre, no qual, aquecidos pelo Sol e pela tradicional fogueira, saborearam-se cartuchos de castanhas.
O Instituto S. José O São Martinho vai viver
Com as Crianças e os avós
A tradição vai-se manter.
 
Castanhas e bailarico
Aos avós vamos oferecer
É o belo São Martinho
No São José a viver.

magusto1

magusto2 

"Opostos bem-dispostos"

 08 de novembro 2013

No dia 8 de novembro, as crianças do jardim de infância, foram ao Teatro Municipal de Vila do Conde assitir à peça: " opostos bem-dispostos". Um espetáculo teatral com música e diversão, cujo principal objetivo é contribuir para a educação e desenvolvimento das crianças na construção de um novo olhar face ao diferente.

Foi um momento muito divertido e de aprendizagem, onde cada criança teve oportunidade de perceber, de uma forma simples, a importãncia do respeito pela diferença e, ao mesmo tempo, encantar-se com o jogo das palavras opostas.

opostos2

   

“DAR COM AMOR” – Campanha de Solidariedade

06 e 07 de novembro 2013

Nos dias 6 e 7 de novembro, o Instituto S. José realizou uma Campanha de Solidariedade com o objetivo de ajudar as famílias mais carenciadas da própria Instituição.Conscientes das dificuldades atuais na nossa sociedade, estimulamos as crianças a partilharem e a serem solidários para com os outros. Tal como Santa Paula nos ensinou “Se tendes pouco, dai muito”.É com enorme alegria que olhamos para a quantidade de alimentos e pensamos nas famílias que os receberão.A todos os que “Deram com Amor”, o nosso Muito Obrigado!

solida


 

Visita ao SEALIFE e ao FAROL DE LEÇA

15 de outubro 2013

No dia 15 de outubro, o grupo dos 5 anos A, no âmbito do projeto de sala “Planeta da água”, visitou o SEALIFE e o FAROL DE LEÇA. O fascínio pelos peixes e a vontade crescente de construírem um oceano e aquário gigante na sala, foram motivos para que a visita ao SEALIFE fosse um sucesso.
Depois do almoço no Norteshopping, com momento divertidos, seguiram viagem até ao FAROL DE LEÇA. O segundo maior farol da costa Portuguesa trouxe ao grupo uma nova dinâmica no âmbito do projeto, subiram toda a escadaria existente e fizeram a visita ao museu, dando respostas às questões já registadas nas pesquisas com a família

 farolleca2
  aquario


 

Reunião de Pais -CATL

11 de outubro 2013

No próximo dia 11 de outubro às 19.00h, terá lugar a reunião de pais dos alunos do CATL. Esta reunião tem como principais objetivos dar a conhecer o tema do ano, apresentar a equipa educativa e delinear estratégias conjuntas para o ano letivo 2013-2014.

 

paissmall
 

Feira Social de Vila do Conde

 

04 05 e 06 de outubro 2013

 

No passado fim de semana realizou-se a 4ª Feira Social, organizada pela Rede Social e Câmara Municipal de Vila do Conde. O Instituto S. José associou-se de novo a esta iniciativa, que tem como principais objetivos: divulgar os serviços e projetos sociais existentes no concelho, estimular o seu conhecimento junto da população e potenciar uma cultura de parceria aberta e eficaz. Participamos com uma exposição do trabalho desenvolvido na Instituição e com a dinamização de um atelier de modelagem/pintura facial – “Modela com o coração”.

 feira

 


 

Reunião de Pais - Creche e Jardim de Infância

27 de setembro 2013

No próximo dia 27 de setembro, terá lugar uma reunião de Pais das crianças da Creche e do Jardim de Infância, a qual será dividida em dois momentos sendo o primeiro a apresentação do tema do ano letivo, feita pela Diretora da Instituição, Salão Polivalente e o segundo na sala das respetivas educadoras.
Esta reunião tem como principais objetivos dar a conhecer o tema a desenvolver, expor as intenções pedagógicas da cada educadora e sensibilizar a familia para o seu papel educativo.

 

paissmall


 

Piscinas Scorpio-Guimarães

30 de julho

Nas piscinas  Scorpio
Toda a gente mergulhou
Neste dia de alegria
Até o sol connosco brilhou!...
Para fazer a digestão
No relvado esperamos
Mas quando a hora chegou
Corremos que nos “matamos”.
No escorrega foi uma festa
A subir e a descer
Todos se divertiram

piscina4a

 
   piscina4b

Um serão diferente

26 de julho

Magia e Diversão...
Um, dois, três...Ação.
Assim foi nesta noite de verão
7º, 8º e 9º anos no Mc Donalds jantaram e logo de seguida
no Cinema do Marshopping, as pipocas devoraram!

piscina2

 


 

 Piscinas de Famalicão

26 de julho

O 1º, 2º e 3º ano nas Piscinas Municipais de Famalicão em prática puseram as suas habilidades: nadaram, saltaram e mergulharam... Usufruíram de um belíssimo espaço verde e amplo onde se divertiram com imensos jogos: apanhada, escondidas, bola, mata, estica...
O dia correu muito bem, crianças e adultos euforicamente vivenciaram esta atividade!

 piscina3

 


 

Churrasco ao ar livre

12 de julho

Verão, noite, animação…
Em poucas palavras é possível definir a atividade vivida pelas crianças do 2º ciclo do CATL. Num animado fim de tarde, contando a colaboração de vários elementos, um churrasco ao ar livre. Com as brasas ateadas e cheirinho no ar reunimo-nos numa vasta mesa, na qual partilhamos mais do que um belo jantar, a companhia e histórias de cada um de nós. Com o descer do sol e o aparecimento da lua surgiu a sobremesa, que num gostinho internacional se derreteu em marshmallows, se dançou ao som de música e, em jeito tradicional, se jogou às escondidinhas.

churrasco

 


 

Piscina das Ondas

11 de julho

 

No dia 11 de julho as crianças do 1º, 2º e 3º ano tiveram um dia diferente com uma visita às piscinas de ondas em Esposende. Apesar de o sol nem sempre sorrir, foi possível disfrutar de um dia bem animado e divertido, bem aquecido pelas piscinas interiores.
Aproveitando a ondulação proporcionada, reinou a boa disposição, o entusiasmo e a energia das crianças e educadores, que mesmo em momentos de “repouso” deram uns passinhos de dança

 onda1

 


 

Tarde de Talentos

01 de julho

Realizou-se hoje mais uma “Tarde de Talentos” no Instituto de S. José. Esta iniciativa da Pastoral, que ao longo do ano foi promovendo o intercâmbio entre os diversos setores da Instituição, desenvolveu-se sob o tema “É BOM DAR COM ALEGRIA”
As salas de 1 e 2 anos da valência Creche apresentaram três números musicais às crianças e adultos de todo o Instituto.
Com o entusiasmo dos participantes e música muito animada, a nossa “Tarde de Talentos” foi um sucesso e constituiu um momento de boa disposição para todos.
As crianças da Creche conseguiram transmitir a alegria na sua vontade de SER DOM PARA TODOS.

talentos1 
  talentos2 

Piscinas de Famalicão

28 de junho

 

Um grande dia com muitos mergulhos, foi o que o 4º ano, 2º e 3º ciclos, tiveram nas piscinas de famalicão.
Muito sol e muito calor, convidaram ao mergulho na água fresquinha da piscina.
 
  • "Foi um dia muito divertido e a água estava boa." (alunos do 4º ano)
  • "Gostamos muito e estava muito calor. Adorei, mas ficamos pouco tempo." (alunos do 5º e 6º anos)
  • "Foi muito fixe, podíamos ficar mais tempo." (alunos do 9º ano)
Já quando chegamos ao Instituto, o sentimento era este:
  • "Estou com saudades, queria ir para lá outra vez..." (alunos do 7º ano)
  • "O CATL podia ir a piscina todas as semanas, nem que fosse à piscina de Vila do Conde." (alunos do 8º ano)
Entre brincadeiras e jogos, todos passaram bons momentos. Foi um dia muito agradável e divertido que todos gostavam de repetir.

piscinas1a 
  piscinas1b 

Passeio - Quinta Pedagógica do Seixo

26 de junho

No dia 26 de junho, realizamos o nosso passeio de fim de ano à Quinta Pedagógica do Seixo. Foi um dia repleto de atividades, aventuras, descobertas e de novas aprendizagens.
As crianças do jardim-de-infância estavam muito entusiasmadas e ansiosas pelo dia, um dia em contato com a natureza e com os animais.
As cinco salas dividiram-se em dois grupos de trabalho – fazer compota de framboesa e cozer pão. As duas salas de 3 anos e a sala de 4 anos, apanharam as framboesas mais maduras. As salas de 4/5 anos e a dos 5 anos apanharam lenha e amassaram a massa para o pão.
Depois do trabalho, tivemos a oportunidade de explorar a quinta e conhecer alguns animais e seus habitats. Demos de comer aos peixes, vimos os ninhos de diferentes pássaros, vimos as penas de um pavão em leque, demos muitos miminhos aos coelhinhos bebés, andamos de charrete puxada por um pónei e procuramos a toca de uma raposa.
Já cansados, mas muito felizes, a hora de voltarmos estava a chegar… mas ainda tivemos tempo para provar o pão feito pelos nossos amigos e trouxemos a nossa compota de framboesa.

quintaseixoA
  quintaseixoAA

 

Dia de Piquenique - 1º Ciclo

18 de junho 2013

Hoje, devido às condições climatéricas, alteramos os planos de passar o dia no Parque de Aviso. Assim, contrariamente ao que estava previsto, durante a manhã, fomos o Martataka, um parque de diversões, em Matosinhos que foi o delírio para todas as crianças! Este é um espaço muito agradável com um variado leque de opções: túneis, escorregas, trampolim, escalada no vulcão, entre outras atrações... Onde o ambiente envolvente é mesmo a Galáxia e o Planeta Marte.
Na parte da tarde fomos para o Parque da Cidade do Porto desfrutar do espaço verde e das excelentes condições que o recinto nos oferece para praticar desporto, brincar, passear e fazer um bom piquenique com todos os amigos!...

 

ferias1

 

ferias2

 


 

 

 

Festa de Final de Ano

 

7 de junho 2013

 

Durante este ano, as crianças demonstraram sinais de vivencias e experiencias gratificantes que culminaram numa apresentação dinamizada no grande palco do Cine teatro Neiva, para toda a família e amigos.
Foi bom perceber que as crianças partilham sorrisos e espelham a alegria com toda a facilidade e descontração.
Cada grupo apresentou uma parte significativa do projeto vivenciado ao longo do ano, sendo que a apresentação final –todos juntos-transmitiram a alegria de “Ser Dom- em espírito de serviço”, convidando a assembleia a participar de forma animada.
A todos, um muito obrigado sentido!

 

 

 

 

 

 

 Teatro Neiva final Resized 240x180

 

 

Festejar o Dia da Criança

 

31 de maio 2013

 

Para marcar um dia especial – festejado a 1 junho – o Instituto, convidou  as crianças a assistirem a um espetáculo dos “Irmãos Esferovite”, no cineteatro Neiva. As crianças divertiram-se bastante, participando ativamente na dinâmica apresentada.
A alegria é sempre contagiante para todos, incluindo os adultos.

 

 

 Irmão Esferóvite final Resized 240x180

 


 

 

 

Festa do Corpo de Deus

 

24 de maio 2013

 

No próximo dia 2 de junho realiza-se a celebração do Corpo de Deus. Marcada por uma imponente procissão, este evento reúne a população de Vila do Conde num trabalho coletivo de interajuda.
Assim, juntamente com a restante população as crianças do nosso Instituto, bem como a Comunidade das Irmãs, folha a folha, vão auxiliando na tarefa de desfolhada e preparação dos tapetes de flores que, de 4 em 4 anos, enchem as ruas da cidade de cor e fé.

 

DiaDeus

 


 

 

"A estória da Pulga Vitória"

 

24 de maio 2013

 

No passado dia 17 do corrente mês, no Salão do Jardim de Infância realizou-se
uma sessão de apresentação do livro: “A estória da Pulga Vitória”, de Leonor Sá Soares, publicado pela Editora Tipografia do Ave. A história é baseada no filho Gil, a sua “pulguinha” inspiradora e pretende sensibilizar para o tema da
“diferença”, deixando como principal mensagem a importância de valores como a união, o amor e a amizade, que tudo superam.
O livro foi apresentado em duas sessões: a primeira para todos os alunos da creche e jardim de infância e a segunda para os alunos do CATL. O grupo dos 4/5 anos fez uma dramatização da história e no final, uma sessão de autógrafos com a autora.

 

 

Pulga Resized 240x180

 


 

 

"Reunião de pais"

 

No próximo dia 10 de Maio, às 21h, terá lugar uma reunião de Pais das crianças do Jardim de Infância, cujo principal objetivo é refletir /avaliar sobre o trabalho desenvolvido ao longo do ano.

No dia 17 de Maio, às 19h, realizar-se-á a reunião de pais dos alunos do CATL, cujo tema: “Desafios na Educação: estratégias para uma disciplina positiva” será abordado pela Doutora Ivone Neves, Professora na Escola Superior de Educação Paula Frassinetti.
Dada a importância e pertinência da temática, convidamos a participar nesta reunião os pais das crianças da Creche e Jardim de Infância.

 

 

 

 

"Dia da Mãe"

 

3 de maio 2013

 

Neste dia, cheio de simbolismo, festejamos o dia da Mãe com muito entusiasmo.
A portaria estava linda para as receber! … e lá foram chegando para escreverem uma carta ,tal como aconteceu com os pais sob o tema: “ Quero ouvir falar dos teus sentimentos” e pararem um momento para estarem com os filhos.
Na capela, mães e filhos tiveram um momento cheio de emoções. Ali, todos juntos rezámos e cantámos a Maria, Mãe de jesus.
Foi um dia especial!

 

 

mae5

mae3

 


 

 

"Um abraço pelo Mosteiro de Santa Clara"

18 abril 2013

Hoje, dia 18 de Abril, assinala-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
O Instituto S. José, com os seus alunos do Jardim de Infância, participou nesta simbólica e relevante iniciativa “Um abraço pelo Mosteiro”, promovida pela Câmara Municipal de Vila do Conde. Assim, ao final da manhã, associamo-nos a todos os vila-condenses presentes nesta ação, alertando para a importância da preservação do Mosteiro de Santa Clara.

O cartaz que as crianças levavam tinha escrito uma frase motivadora:
"Pelo mosteiro, o pedido das crianças está primeiro!"

o qual despertou a atenção das pessoas presentes. Desta forma, cumprimos um dever como cidadãos de Vila do Conde, cidade que queremos ver preservada na sua história e caraterísticas.
 
A História do convento na Wikipédia  + ver aqui

wikipedia

 mosteiroA
   mosteirob
   mosteiroC
   

 


 

 

Um dia para os Avós

 

semana 08 a 12 abril

Com o objetivo de proporcionar um momento afetivo de interação entre as crianças e os avós, durante a semana de 8 a 12 de abril, todos foram convidados a passarem um momento com os seus netos no espaço escolar.
Com muito carinho foram acolhidos e era bem visível a alegria no rosto de todos – crianças e avós. Foram momentos inesquecíveis em que juntos partilharam diferentes “saberes”.
Experiências deste género incentivam-nos a promover outros momentos semelhantes!

 

 

 

 avos1
   

 


 

Visita Pascal no Instituto de S.José

03 abril 2013

No passado dia 3 de Abril, pelas 10 horas, no Salão Polivalente, realizou-se uma linda Celebração Pascal! Participaram as crianças da Creche e do Jardim de Infância, alguns alunos do CATL e os  adultos da Instituição a quem foi possível estar presente.
As crianças e adultos estavam dispostos em círculo. Num arranjo simples, com muito bom gosto, em cima de uma toalha branca, ao centro, foi colocado o Círio Pascal e à sua volta várias velas brancas.
A Educadora Cassilda, responsável pela preparação desta Celebração, deu a beijar a todas as crianças e adultos a Cruz Pascal, artisticamente enfeitada, enquanto se cantavam Aleluias acompanhados à viola pela Educadora Armanda.
Em seguida, os adultos acenderam a vela pequenina no Círio Pascal, que simboliza a Presença do Senhor Ressuscitado, e colocaram-na novamente na mesa.     A Celebração terminou com a recitação de uma oração própria deste tempo litúrgico e cada adulto foi convidado a levar a vela que acendeu, expressão de fé na certeza da Presença de Cristo Ressuscitado na vida de todos nós.

 pascoa1

 

 


 

 

Caminhando com Jesus
Intercambio Institucional

28 março 2013

Neste dia de Quinta-feira Santa vivenciamos com os alunos de toda a instituição os últimos momentos da vida de Jesus Cristo, através de uma pequena encenação da Via Sacra, realizada pelas crianças do 1º ciclo do CATL.
A Via Sacra significa “caminho sagrado”, isto é, o caminho percorrido por Jesus desde que foi preso e condenado até ao Calvário, onde foi crucificado, morto e sepultado. Desta forma, foram apresentados os 15 momentos, também chamados de estações, nos quais cada um representa uma vivência de Jesus.
Todas as crianças mostraram interesse, empenho e curiosidade por participar/assistir à celebração da passagem

 

pascoa

Visita aos Lares: Santa Casa da Misericórdia e São Domingos

25 março 2013

Promovendo um encontro de gerações de forma a valorizar os testemunhos dos mais velhos e das suas vivências, o 2º e 3º ciclo do CATL foi visitar o Lar da Santa Casa da Misericórdia e o Lar de São Domingos, ambos situados em Vila do Conde.
Realizando breves entrevistas informais procurou-se descobrir de que forma a Páscoa era vivenciada quando os idosos tinham a idade dos entrevistadores, quais os jogos, ementas, folares e demais recordações, pelo que apresentamos uma breve descrição realizada pelos jovens de ambos os ciclos.
A maioria das pessoas que entrevistamos passava a Páscoa com os familiares e as refeições eram melhoradas, podendo ser coelho, peru, cabrito ou frango caseiro, assado no forno, por ser um dos animais criados pela maioria das famílias. Quanto aos doces foram referidos o pão-de-ló, creme, aletria e as rabanadas.
Os preparativos para a Páscoa, implicavam o consumo de peixe durante as 6ª feiras da Quaresma e as limpezas das casas. Sendo que no dia de Páscoa, as pessoas vestiam-se melhor e após receberem o Compasso e beijarem o “Senhor” brincavam na rua à macaca, às pedras, à venda, ao botão, sendo o jogo da Péla, do Galgo e da Malha os mais referidos. Uma das senhoras disse que “a Páscoa de antigamente era muito bonita e muito diferente da de hoje”, que quando iam aos padrinhos recebiam uma rosca de pão, que levavam pelo braço e algumas amêndoas, muito poucas, havendo ainda quem recebesse ovos pintados. Elucidados por alguns dos nossos entrevistados descobrimos que para tingir os ovos, para além das cascas de cebola, também podem ser utilizadas flores do mato amarelas.

lar

 

 Peddy Paper em Braga

 

21 março 2013

Depois de visitar as cidades de Porto e Guimarães foi a vez de conhecer Braga. Assim, na passada quinta-feira, dia 21 de março, o grupo do 2º e 3º ciclo do CATL realizou mais um peddy paper. Com o objetivo de dar a conhecer a beleza natural e cultural do nosso país estes jovens, sob o lema de Bracara Augusta sob investigação, partiram à descoberta de respostas a um conjunto de questões.
Ajudados pelo bom tempo primaveril foi possível visitar o Bom Jesus do Monte e apreciar toda a paisagem onde se insere, pelo que, a visita foi iniciada com uma subida no histórico elevador seguindo-se momentos de exploração, descoberta e coragem, revelada no final do almoço ao descerem toda a escadaria.
Após a saída do santuário o grupo dirigiu-se ao centro da cidade e teve a possibilidade de, quer autonomamente quer recorrendo à população local, descobrir algumas curiosidades bracarenses, como a lenda da Igreja de Santa Cruz ou apreciar monumentos e espaços como a Sé, o Largo do Paço, a Arcada e os jardins da Avenida Central.

 braga 2
   braga 1

 


 

Um dia no Parque da Devesa
Vila Nova de Famalicão

20 março 2013

Durante o período das férias de Páscoa as crianças do 1º Ciclo do CATL passaram um dia no parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão.
Da parte da manhã foi realizada uma visita à exposição “Devesa: Percursos” patente na Casa do Território e da parte da tarde brincaram livremente no excelente espaço verde que o Parque oferece.
Ao longo do dia as crianças manifestaram a sua alegria e entusiasmo, expressando-se livremente deixando os seguintes contributos:
  • “Gostei deste sítio, porque tem muito espaço para brincar” (M.F. 1º ano),
  • “Foi muito divertido e gostei de brincar e fazer piqueniques” (J.R. 2º ano),
  • “É um espaço bonito, tem um lago que reflete a luz e um espaço de divertimento. Adorei jogar futebol” (M.B. 3º ano)
  • “O dia foi bom, gostei de passear, de ver os sapos e ver como funciona o moinho” (V.M. 4º ano).

 

famalicao 11

 

 famalicao 2

 


 

 Dia do Pai

19 março 2013

Celebramos o dia de S. José, padroeiro desta Instituição, com alegria e como todos sabemos também é o dia do Pai. Festejamos este dia convidando os Pais das crianças a escreverem uma carta a seus filhos sob o tema "Quero ouvir falar dos teus sentimentos".
Pais e filhos pararam um momento para estarem um com outro, o que foi muito agradável de se sentir. As crianças estavam felizes! Pelas 16h foi celebrada uma Eucaristia dedicada a S. José e a todos os Pais do mundo!
Vamos deixar-vos com um poema que marca este dia, com carinho:
Eu estou aqui para viver,
O dia alegre que sinto ter
S. José amigo, é como um pai
Que sabe amar como jesus
Estou a aprender a dar a mão,
A quem me chama de coração!
Também meu pai está aqui presente,
No meu olhar, ele me sabe amar
Porque jesus me ensinou,
A ser imagem em s. josé
De coração, ele sempre amou
Um filho vindo com fé
(A.R.)

DiaPai 3

 

 DiaPai 1

 


 

Aniversário Santa Paula

04 março 2013

Como consta no Plano Anual de Atividades 2012/2013, comemorámos no passado dia 4 de Março os 204 anos do aniversário de Santa Paula Frassinetti – Fundadora das Irmãs Doroteias.
Cada criança trouxe um girassol, feito de materiais reciclados, para decorar a nossa portaria. Durante a manhã, tivemos um momento muito especial na capela para escutar alguns momentos da vida de Paula.
Ao longo do mês de Março, cada família terá o privilégio de receber em sua casa o CD com as músicas de Santa Paula, que foram gravadas pelas crianças e adultos das valências: Creche, Jardim de Infância e CATL do Instituto São José.

 

aniversariosmallsantaPaula

 


 

Dia da Proteção Cívil

02 março 2013

No passado dia 2 de março, comemorou-se o Dia da Proteção Civil.
Para celebrar esta data, o Serviço Municipal da Proteção Civil, realizou um conjunto de ações, com o objetivo de sensibilizar para uma cultura de segurança e valores de cidadania.
O Instituto de S. José, representado pela sala dos 5 anos, realizou um teatro, intitulado: “Ainda que seja prudente e velho, não desprezes o conselho”, como forma de transmitir normas de segurança rodoviária, bem como  abordar o tema proposto para este ano, “Solidariedade entre gerações na prevenção e proteção”.
O grupo gostou muito de participar nesta atividade.
O Instituto de S. José agradece a todas as crianças, pais e avós, a participação e todo o empenho disponibilizado.

certificadosmall

 


 

Fomos ao Teatro

Jardim de infância  e Creche (sala 2 anos)

20 fevereiro 2013

Os diferentes grupos do Jardim de Infância e a sala dos 2 anos (Creche) foram assistir à peça: “ Viagem pelo corpo humano ”, na Exponor – Matosinhos, uma viagem cheia de surpresas, na qual todos aprendemos a conhecer melhor o corpo humano e a saber o que podemos fazer para torna-lo mais saudável.     
Tudo começou no dia em que a Maria chegou da escola um pouco adoentada, com febre e sem forças. Afinal, o que é que aconteceu para a Maria ficar doente?
Com um “toque de magia”  “percorremos” o corpo da Maria, conhecemos os seus caminhos, órgãos e todos os mistérios que se escondem lá dentro. Foi preciso travar uma difícil luta com o vírus que estava a deixar a Maria doente.
O musical infantil “Viagem Pelo Corpo Humano” é um espetáculo divertido que estimula o interesse das crianças enquanto aborda temas importantes para o seu desenvolvimento. (Plano 6)

 teatro1
   teatro2
 
Wednesday the 19th. Instituto São José - Congregação das Irmãs do Instituto de Santa Doroteia
Ao continuar a navegar no site, você concorda com a nossa política de cookies.
Concordo