Notícias 2019 2020

Aniversário de Santa Paula Frassinetti – 3 de março

No dia 3 de março, o Instituto de São José celebrou mais um aniversário de Santa Paula Frassinetti. O dia foi preenchido por vários momentos simbólicos que celebraram a vida da Fundadora da Comunidade Doroteia.

Pela manhã, todas as crianças e comunidade educativa do Instituto reuniram-se na capela para um momento de oração. Cada sala de cada uma das valências, numa pétala, fez uma oração sobre um episódio de vida de Paula. Com a partilha de todos, construiu-se um girassol. Depois, o momento esperado, cantar os parabéns e apagar as velas a Paula.

As celebrações continuaram durante a tarde. Toda a comunidade reuniu-se para apresentar livremente sete episódios marcantes da vida de Paula. Entre teatros, animações e trabalhos manuais, realizados pelas crianças do nosso Instituto, a dedicação e o entusiasmo de todos foi o ponto alto desta celebração.

Foi mais um dia repleto de felicidade no Instituto de São José. Crianças e comunidade educativa uniram-se para celebrar a vida de Paula e, mais uma vez, relembrar o seu exemplo de sacrifício em prol do outro.

 1stPaula

É Carnaval, é ALEGRIA e DIVERSÃO

No passado dia 21 de fevereiro festejamos o dia de Carnaval com um desfile pelas ruas da cidade, jogos divertidos e muita música. A todos os que foram encontrando, espalharam muitos sorrisos e boa disposição. Cada um viveu a sua fantasia … princesas, super-heróis, polícias, ninjas, diversas personagens do universo infantil…

Colaboradores e crianças vivenciaram este dia com muito entusiasmo

 1carnaval

3ª Sessão de Interioridade - Elogio

Na semana de 14 a 20 de fevereiro a Equipa da Oficina da Educação da Interioridade planeou a terceira sessão com o tema: O ELOGIO.

A capacidade de elogiar alguém pelas suas ações, gestos e palavras motivam todo um ambiente harmonioso. Uma escola positiva é o que pretendemos e procuramos junto das crianças, educar neste sentido. Salientamos o sorriso de cada criança ao receber os elogios dos amigos e dos educadores e o modo como se expressaram: “És meu amigo”, “Gosto muito de ti”, “És linda”…

Santa Paula tinha também por hábito elogiar as alunas e as Irmãs dando-lhes coragem e entusiasmo e pedia para incentivarem as crianças e jovens pois daí dependia o bem estar de todos.

 int1

142º Aniversário do Instituto S. José

Com muita alegria festejamos mais um aniversário do Instituto de José. Já há 142 anos que crescemos juntos.

A Comunidade Educativa, Crianças, Jovens e Educadores/Colaboradores junto com as Irmãs reuniram-se na Capela para um momento celebrativo de ação de graças para dar início às comemorações.

Cantamos e celebramos dando voz a todos os grupos da instituição, que contribuíram para uma bonita oração:

… Obrigada às Irmãs porque falam de nós e dos nossos

Pais a Jesus

Obrigado aos pais porque escolheram uma escola muito

“fixe” e aqui somos felizes!

Obrigado ao Instituto porque aprendemos a crescer

como pessoas amadas e queridas por Jesus…

Todas as salas ofereceram um desenho e alguns jovens deram o testemunho da sua vivência na Instituição.

As salas da Creche e Jardim de Infância estiveram abertas para que todas as crianças pudessem brincar com os seus irmãos e amigos.

E como não há festa de aniversário sem bolo, todos juntos no salão polivalente, cantamos os parabéns ao Instituto S. José pelo 142º aniversário e “brindamos” à Vida de todas as pessoas que estão e estiveram nesta Casa.

 parabensSjose

Dia de Reis

Sair do colégio e do meio mais familiar, partir à descoberta de novos espaços, contactar com novas realidades e pessoas são sempre atividades estimulantes perante as quais as crianças reagem com todo o entusiasmo e dedicação.

No dia 8 de janeiro, os vários grupos do Jardim de Infância, realizaram a habitual visita à Câmara Municipal de Vila do Conde para cantar os Reis. Esta é uma atividade que mobiliza sempre o interesse das crianças e que permitiu, uma vez mais, vivenciar momentos de proximidade, alegria e boa disposição. Uma excelente forma de começar o novo ano!

Queremos nós desejar,

Um BOM ANO E a todos animar,

Este Ano,

Queremos sorrisos deixar,

No novo ano, E a Paz no coração reinar!

Na Instituição a saída foi pelos diferentes espaços da casa: Cozinha, Portaria, Comunidade das Irmãs, Secretaria, Creche, Jardim de Infância e CATL. A alegria das crianças contagiou com o convite para cantar, dançar e desejar um Feliz Ano Novo para todos!

 reis

ADVENTO – “Estamos a preparar a Festa do nascimento de Jesus”

Durante o tempo do Advento, as crianças foram convidadas a preparar o Natal de Jesus, percorrendo um caminho até ao presépio.

Foram dinamizadas algumas atividades diversificadas em que a participação das crianças foi fundamental. Cada grupo das três respostas sociais, preparou um trabalho para oferecer a Jesus no momento da celebração. As crianças da Creche e Jardim de Infância desenvolveram a atividade partindo da questão: como queremos festejar o aniversário de Jesus e as crianças/jovens do CATL: “neste Natal quero ser para os outros…”

Nos dias 18 e 19, as crianças juntaram-se na Capela para celebrar o Natal e partilhar as suas ofertas ao Menino Jesus: AMOR, SOLIDARIEDADE, ALEGRIA, LUZ E AMIZADE.

No final da celebração as crianças foram convidadas a “PASSAR” o momento vivido para as famílias levando a seguinte mensagem:

“Hoje é Natal e estou feliz porque Jesus está no meu coração”

 advento2

Festa de Natal - Jardim de Infância

Como todos os anos, no dia 13 de dezembro, presenteamos as Famílias com uma mensagem especial de Natal e este ano as crianças convidaram-nos com a sua espontaneidade, alegria e simplicidade a “Passar do NATAL de ontem para o de hoje!”

A imagem da manjedoura foi uma presença constante contagiando-nos a viver o verdadeiro sentido de Natal: Jesus nasce e com Ele, hoje queremos passar de nós para os outros e ser para todos: Luz, Alegria, Família, Solidariedade, Amor e Paz. Neste encontro as famílias foram convidadas a colaborar e participar junto das crianças, contribuindo deste modo para se viver em Família a ALEGRIA do NATAL!

Um Feliz e Santo Natal para todos!

 festaNatal

Natal no Parque João Paulo II

Vivemos mais uma época Natalícia e voltamos a marcar presença no parque JOÃO PAULO II, na exposição das árvores de natal decoradas por crianças, jovens e idosos de escolas, jardins de infância e IPSS's de Vila do Conde.

Convidamos assim a visitar o parque de 03,12,2019 a 06,01,2020 e a vislumbrar a Árvore de Natal do Instituto São José de Vila do Conde, com alusão ao tema do ano vivido na instituição:

“Passar do Meu ao Nosso, da distância à Proximidade, da Ação à Com_paixão”.

Uma feliz época natalícia e que o melhor de nós seja para todos!

 NatalParque

Visita da Obra Social PAULO VI

Na manhã do dia 28 de novembro, acolhemos com alegria no Instituto de S. José, um grupo de colaboradoras do Centro Educativo da Obra Social Paulo VI.

Esta visita surgiu no âmbito do projeto de inovação pedagógica Bússola 21, nomeadamente na Oficina de Educação para a Interioridade.

Tendo em conta que este projeto se encontra numa fase inicial em que as experiências são de suma importância, a Equipa Diretiva da Oficina, considerou pertinente realizar intercâmbios entre os Centros Educativos das Irmãs Doroteias, de modo a possibilitar o aprofundamento e conhecimento, num caminho de trabalho conjunto e partilha.

Estas experiências não só permitem enriquecermo-nos reciprocamente mas também reforçam a consciência da potencialidade e importância da Oficina de Educação para a Interioridade na vida de todos.

Assim, foi possível assistirem a uma sessão de interioridade, mais conhecida no Instituto como sessão EPI. Esta, foi previamente planificada e agendada para esta época especial do tempo do Advento, com o tema: “a espera”. O objetivo desta sessão foi o saber esperar e o reconhecer a sua importância nas vivências diárias.

Foi uma experiência muito rica, em que cada criança partilhou um pouco de si originando assim um momento único que tivemos o privilégio de vivenciar e acolher no nosso coração.

 Interioridade

Semana da Solidariedade

Ao longo de cinco dias, a área da Formação Pessoal e Social teve um enfoque no Instituto S. José, o que incentivou o respeito pelo outro, a delicadeza, a caridade e o amor, tal como Jesus nos ensinou. De 11 a 15 de novembro, celebrámos a Semana da Solidariedade, fomentando a passagem do “Eu” ao “Nosso”, com gestos de proximidade!

Este evento contou com a participação de todas as salas de Creche e de Educação Pré-Escolar, que distribuíram mimos, beijos e abraços por toda a Instituição. Deste modo, objetivámos que as crianças se relacionassem consigo próprias e com os outros, desenvolvendo atitudes e valores essenciais para toda a vida, isto porque “a verdadeira solidariedade começa onde não se espera nada em troca” (Saint-Exupéry).

A construção da Tenda dos Afetos, a campanha dos Abraços Grátis e a distribuição de corações, foram algumas das atividades que aqueceram o Instituto e cobriram de ternura e afeto quem por lá passou. Os familiares das crianças e jovens foram recebidos com canções, beijos e abraços, partilhando posteriormente o seu agrado acerca desta iniciativa “É bom começar o dia assim”, tal como partilhou a avó de uma menina. Não obstante, as crianças também visitaram todas as irmãs, vivenciando o espírito de família que caracteriza as relações e o ambiente dos espaços educativos das Irmãs Doroteias.

 cabana
 gratis

Reunião de Pais: Creche, Jardim de Infância e CATL

Nos dias 10,11 e 17 de outubro, realizaram-se no Instituto S. José as reuniões de pais de início de ano letivo para as Respostas Sociais: Creche, Jardim de Infância e CATL. Os objetivos principais destes encontros foram: apresentar as Equipas de sala, dar a conhecer o tema do ano, o projeto de Inovação Pedagógica: “Bússola 21” e partilhar as intenções pedagógicas para o presente Ano Letivo 2019/20.

Alegramo-nos com a significativa presença dos Pais/Encarregados de Educação das crianças e jovens do nosso Centro Educativo, porque acreditamos que o sucesso da educação depende em grande parte da forma como se articula e relaciona a escola e a família. A equipa pedagógica destaca a importância de um trabalho de conjunto, de modo a que as crianças se desenvolvam integralmente, em harmonia e se sintam seguras e felizes.

 reuniaoPais

Feira Social de Vila do Conde

Decorreu na cidade de Vila do Conde, nos dias 27, 28 e 29 de setembro a 10ª Feira Social de Vila do Conde. O evento organizado pela Rede Social e Câmara Municipal de Vila do Conde, tem como principal objetivo divulgar os serviços, projetos e respostas sociais existentes no Concelho, assim como as iniciativas no âmbito da intervenção e integração social.

Tendo em conta a temática proposta para o presente ano: “Sustentabilidade” – cinco P`s – Pessoas, Prosperidade, Paz, Planeta e Parcerias, o Instituto S. José “abraçou” de novo a iniciativa, apresentou a sua Missão e modo de Educar com a participação das crianças/jovens, colaborou na exposição: “Partilhar é somar” com um trabalho coletivo, sensibilizando para os valores inerentes aos cinco P`s e ainda com a dinamização de um atelier: EcoARTE para adultos e crianças.

ver filme: https://www.youtube.com/watch?v=vqWyE9kWITg&feature=youtu.be

 feira

Oficina da Interioridade – 1ª Sessão

A Oficina da Educação para a Interioridade, mais conhecida na Instituição, pelos momentos “EPI”, na semana de 16 a 20, realizou a sua primeira sessão de “Boas Vindas” ás crianças da creche, jardim de infância e de uma forma mais adequada ás crianças/jovens do primeiro ciclo. O feedback das crianças/jovens foi fantástico, principalmente, pelo prazer que lhes foi proporcionado em falarem das férias e recordarem momentos agradáveis em família.

A oficina tem no seu plano a realização de mais sessões EPI, estando a projetar mais momentos benéficos à evolução pessoal de cada um, tomando consciência de que a necessidade de parar e silenciar para escutar o nosso interior é cada vez mais oportuno, perante a exigência e evolução da sociedade. A capacidade de inovar e criar, parar e escutar, observar e cooperar, torna possível que a criança de hoje ao ser despertada para a cultura da interioridade, possa um dia dar o melhor de si e ser mais! Esta cultura da interioridade, permite a cada um de nós (crianças, jovens e adultos), desenvolver a capacidade de refletir, discernir e amar para que juntos nos tornemos sujeitos ativos, protagonistas da própria vida e agentes de transformação da realidade

 oficina

Formação sobre o Tema do Ano com todos os Colaboradores

21 de setembro 2019

No dia 21 de setembro realizamos um encontro com todos os colaboradores do Instituto S. José. Foi um dia muito rico e que nos tocou de uma forma especial e diferente para cada um.

Da parte da manhã esteve connosco o Padre Dário Pedrosa para nos ajudar a aprofundar o tema do ano “ Passar… do meu ao nosso…da distância `proximidade… da ação á com_paixão. Centrou a sua reflexão em algumas passagens da vida de Jesus e deixou-nos algumas questões para reflexão pessoal: “Quais as manifestações das passagens da vida de Jesus na minha vida?” e “ Quais ao passos que já demos “de passagens” na nossa comunidade educativa e o que podemos ainda fazer para as cumprir?”. Concluímos a manhã com uma experiência de interioridade.

De tarde, a Irmã Margarida Ribeirinha criou em nós o desejo de contemplar as passagens da vida de Santa Paula, para as acolher e fazer VIDA no nosso quotidiano.

Terminamos o dia com uma Celebração na Capela com a presença das famílias

 Foto 2 FormaçãoFoto 1 Formação

Oficina da Participação da Criança

Durante este ano letivo cabe à oficina de participação da criança assegurar que os diferentes grupos de crianças da Instituição são envolvidos de forma ativa em vivências e experiências que valorizem a sua voz e potenciem as suas capacidades de expressão, espírito crítico e comunicação. Será dada continuidade ao projeto iniciado no ano letivo anterior “Crescer com o outro”. O objetivo é, justamente, tornar a participação da criança mais ativa no seu processo de ensino aprendizagem. Na concretização deste projeto vamos realizar intercâmbios e atividades significativas entre as diferentes salas da Instituição, assegurando sempre a voz da criança e os seus interesses. Além disso, de acordo com a motivação dos grupos, iniciaremos o projeto “Amigos do Ambiente”. É interesse de todos estar mais próximo da Natureza, valorizar hábitos e comportamentos no nosso dia-a-dia; suscitar a mudança!

A participação da criança no processo de ensino aprendizagem é um direito que lhe assiste, deve ser parte integrante do quotidiano e estar relacionado com as suas vivências no espaço escolar.

Foto Oficina da Participação da Criança 
   

 

 

Thursday the 28th. Instituto São José - Congregação das Irmãs do Instituto de Santa Doroteia
Ao continuar a navegar no site, você concorda com a nossa política de cookies.
Concordo